Pesquisar este blog
Contos, poemas e textos de um menino buscando entre malandros e otários ser o esperto
Destaques
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
A tela e o que tem atrás dela
Uma das coisas que eu já ouvi muitas vezes e certamente você caro leitor/a deve ter ouvido falar sobre também, é de como interações na internet (e mais especificamente em redes sociais) são desumanas, fora de realidade devido a anonimato e coisas horríveis que acontecem apenas por conta da internet ou muito facilitadas por ela, mas sempre me vem a duvida de não seria isso o mais humano possível?
A existência de brigas e guerras afetou inumeravelmente a humanidade em todo seu percurso, seja com uma pedra ou um rifle, um estilingue ou RPG, um canhão ou uma bomba. Todas essas coisas moldaram nós como espécie ao ponto de caso a ausência desses conflitos com certeza não seriamos existentes hoje em dia. o humano foi o macaco que foi tirado da arvore, mas fora da arvore desenvolveu armas muito mais poderosas que qualquer soco de um primata poderia dar, virou dono da água, da terra, do céu, das arvores, dos outros animais, dos deuses e até mesmo de sua morte.
Embora a existência de armas progrediu em maneiras inarticuláveis para alguem á séculos atrás, uma das consequências foi dessas armas serem capazes de extinguir tudo e todos que vem se formando a milhões de anos com apenas algumas horas. Embora estamos progredindo em suprimir essas armas e suas produções, tem uma em especifico que com o século XXI se tornou extremamente abrangente e leva a consequências em grande escala que eram inimagináveis antes; Comunicação digital.
A possibilidade de você brasileiro chamar um argentino a mil quilômetros de distância de você de "boludo" e ele receber essa resposta quase instantaneamente, e logo depois ele te chamar de "macaquito" logo depois é algo fascinante, brilhante e representativa do que text chats e voice chats nos propuseram; A humanidade presa por etiquetas sociais e se aliviando por meio de xingamentos.
Não é comum você ver alguem xingando o outro na rua geralmente (embora certamente acontece), por mais que você veja alguem te enchendo o saco para dar dinheiro para ela comprar drogas, alguem sendo completamente detestável em meio de lugar público a sua esposa, alguem fumando em frente de crianças de 6 anos, não vamos ir a tentar fazer algo. Boa parte se vem a falta de vontade de querer fazer algo, mas até mesmo para os que se sentem indignados com a situação as vezes evitam querer fazer algo devido a normas sociais, porque "é feio xingar o outro", "é problema dele" "não te envolve então fica quieto"; Que independente da intenção ou motivação por trás dessas "justificativas", acabam virando desculpas para fingir que esse problema não existe.
Então quando você tem um ambiente aonde efetivamente é terra sem lei (ou pelo menos é incrivelmente difícil fazer um traço de volta até você para no máximo receber uma multa de punição), e a repressão que você se coloca todo dia para ser uma "pessoa normal" em frente de multidões de pessoas que fazem o mesmo, é inevitável pessoas irem a esses espaços e explodirem sua raiva em um perfil numa tela por meio de um teclado o microfone, não é algo que só "doidos" fazem, mas sim todos nós por meio da internet. É muito mais facil xingar o outro quando ele não vê teu rosto, é muito mais facil ser um pedófilo se a criança só vê tuas mensagens "amorosas" e não quem você realmente é, é muito mais facil ser rude e não se arrepender se você só tem um símbolo de visto na mensagem, é muito mais facil ser falso se ela só te conhece por um chat, embora não sejamos quem somos na vida real nesse ambiente digital, não significa estarmos "fingindo" ou "desumanizando" nós como pessoa, mas muito pelo contrario, viramos aquilo que mais desejamos sem nenhum tipo de segundo pensamento ou consequência que cairia em nós ou em outro, o que nós realmente queremos e não o que temos querer.
Mas embora todo esse lado de ódio que se produz por conta da internet, tambem se tem suas incontáveis vantagens mesmo para redes sociais. É bem mais facil de encontrar pessoas com quem você se relaciona se você entra em um grupo que te interessa na internet (que óbvio que se tem grupos assim na vida real, mas são bem escassos e difíceis de se integrar comparado a um grupo de WhatsApp sobre jogos por exemplo). Pessoas que você nunca conheceria na sua vida se não fosse essa tela, pessoas que embora não tenha o toque físico, certamente tem algum tipo de empatia e correlação uma com a outra. pessoas que podem te ajudar com depressão, socializar, ter amigos e até mesmo situações financeiras, mesmo que não seja o mesmo que um amigo na vida real, ainda é de certa forma um amigo, que querendo ou não empatia e amor tambem fazem parte da humanidade.
A internet é uma mudança irreversível na história da humanidade com efeitos que nem sabemos como imaginar nos próximos tempos, trouxe átona a comunicação de lugares completamente isolados, fez a informação ser a mais acessível possível para tudo e todos, definitivamente um dos espaços mais democráticos que temos como sociedade, mas como qualquer democracia se possuí seus defeitos, e mesmo não sendo poucos ou pequenos não devemos demonizar todo e qualquer tipo de relação que se acontece devido a internet, nem todo grupo de Discord são de pedófilos que traficam pornografia infantil, nem todo amigo virtual é alguem escroto, nem toda relação social por tela é um pedófilo no outro lado. Não nego que não exista nada disso, mas depende da pessoa e das que se importam com ela reconhecer e entender quem delas são de fato boas ou se são apenas escória.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Postagens mais visitadas
Peidos e suas lindezas
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos