Pular para o conteúdo principal

Destaques

Análise Dom Casmurro - Parte 2 que nem eu ou você esperava

       Eu tenho um leve problema quando eu fui querer criar a primeira parte dessa análise - que foi assumir que eu tava falando de um livro só.      O Livro  de  Dom Casmurro é uma história efetivamente universal e transcendente de períodos históricos por sua natureza inerentemente crua, crua ao nível de ser um manuscrito que se desconhece como começou quando termina.      A evolução do autor Dom Casmurro de um leve vulto de nostalgia até uma confissão dos mais profundos segredos de Bento que o definiram como Dom Casmurro é digna de ser lida como muita coisa por muitas boas razões.      Por outro lado, e era o que eu justamente tinha mais a cabeça, era o Dom Casmurro de Machado de Assis. Machado esse que foi a mudar sua escrita ao realismo apenas aos 40 anos de seus quase 70 anos de vida      E, embora a crítica burguesa de Machado de Assis seja bem interessante, para mim que nasceu mais de um séc...

Mediocridade e falta de empatia

     Um dos problemas querendo ou não de ser alguém simpático é assumir que a pessoa que você está tendo simpatia ela ter a mesma visão sobre tu de tal situação, que ela aprenderia de não fazer a outros o que fazem a ela, que ela teria a mesma simpatia a outra pessoa, ou até mesmo a ti. Não que não possa acontecer isso, muito pelo contrário, é difícil sofrer algo horrível e depois fazer em outra pessoa o que fizeram a ti, quando doí é difícil não aprender, mas não é uma garantia, nada garante que ela assimile como algo ruim para outros também se ela fizesse.

    Já tive vários problemas de confiar demais em pessoas por causa de problemas que elas tem, em resumo . Nada garante que ela seja doce por pessoas serem amargas a ela. Talvez seja até um incentivo para uma "vingança" na sociedade perpetuando o mesmo ódio que muitos causam.

    Não importa o quanto tu sofre, nada disso justifica o sofrimento do outro pelo o que você ou algum ente teu passou.  Não precisamos cortar olho por olho para ficarmos todos cegos, rancor apenas cria mais rancor e mais desconfiança de qualquer outro, assim perpetuando o processo que leva a discussões que levam a pedidos de morte (ou até mortes) de outra pessoa por algo que poderia facilmente ser resolvido por dialogo, pelo mínimo de senso comum, pelo o que diferencia nós de muitos animais, a comunicação. 

    O que ganhamos com um criminoso morrendo? O que ganhamos por alguém retirado da sociedade por anos, completamente humilhado e depois colocado de volta com uma tatuagem na testa dela falando "eu não devo ganhar um emprego, ou qualquer oportunidade na vida novamente" ? Que ela mude e vire um santo depois de ser negada de um emprego de merda de salário mínimo por causa de ficha criminal?

    Não vai ser o assassino da sua mãe morto que vai trazer sua mãe de volta, literalmente tudo vai ser igual, a única diferença é que qualquer família que o assassino tenha perdeu um ente querido também, alguém que talvez poderia se reformar e até mesmo ajudar a se defender do crime que ele mesmo fazia

    Por isso não faz o menor sentido apenas propagar o rancor que levou ao criminoso fazer o que ele queria. Não faz sentido você condenar alguém a todo tipo de xingamento porque te chamou de "filho da puta", você apenas está apenas cometendo o erro em uma magnitude muito maior por um motivo muito fútil. E por mais que você abale essa pessoa na hora, se ela for aprender (que muitas aprendem) muito provavelmente vai ser alguém de muito maior calibre e moralidade nessa vida. 

    Comparado a alguém que faz e perpetua esses atos porque "o outro fez" que vai ser um eterno medíocre, não um ser maléfico como Adolf Hitler ou Pol Pot, porque esses se esforçavam a ser pessoas horríveis para o mundo, pelo menos faziam esforço para deixar algum registro nesse planeta, mesmo que seja um registro de completo desacato a humanidade e qualquer outro ser vivo nesse planeta. 

Pelo menos tiveram seus momentos de "malícia grandiosa", comparado a alguém medíocre que vai viver uma vida ordinária para baixo e vai morrer desejando ter feito muito mais, enquanto isso essa pessoa que muitos tiraram sarro dela vai fazer coisas que alguem medíocre nem pensa de fazer, e mesmo se a vida for fazer ela tropeçar e acabar uma jornada muito curta para o que ela merecia, ela vai ter feito muito mais, do que alguém medíocre, ou até mesmo ela viraria um santo

Porque o sol pode até raiar para essa pessoa medíocre e ela ter o sucesso que ela deseja. Dinheiro, amor, poder, o que ela quiser, mas ainda não vai passar de alguém medíocre, e ela vai morrer sabendo que ela é medíocre. Porque é facil amar alguem pelo dinheiro, ou pelo o que ela compra para ela, ou o que ela tem de corpo, mas amar de verdade puramente por isso é muito dificil, se não fosse não teria bilionários e milionários pagando fortunas por causa de um divórcio

 

 

 

 

 

Postagens mais visitadas