Pular para o conteúdo principal

Destaques

20 de Novembro, um poema em andamento

  Dia de Zumbi, Dia de Zumbi. Pensei em dedicar mais teclas a ti, mas em mente(s) me perdi. Espero que perdoe a mim. Dia de Zumbi finalmente está aqui, mas minha fé em mim parece ter sumido, porque logo nesse dia de cantos de Marfim, pareço não estar afim? Enfim, mágoas machucam e saram, as vezes só preciso de movimento . Que nenhum diagnóstico pare minha farra. Então que me guie Obá. Por mares passados e futuros, para no final parecer um vulto.

Sambando pelo ódio de todos

     É bem comum você ouvir a frase hoje em dia de: "Você não tem que ligar pra ninguém" ou "Você tem que se importar menos com o que os outros dizem", e eu por um belo tempo fui crer que eu não importava para ninguém (ou pelo menos, para quase ninguém), mas a realidade é que é impossível não se importar, mas é possível não se afetar tanto.

    Eu tenho de meu perfil de que pode ser chamado de "justiceiro", que eu vejo mais como "o mínimo que outros deviam fazer em vez de observar a merda", mas isso não importa, de qualquer forma eu tenho a necessidade de querer apontar merdas como racismo, xenofobia, homofobia, transfobia, seja qualquer coisa que o ser humano inventou para criar um preconceito em base de dados inexistentes ou de um cientista do século XX que fez uma pesquisa de como ser gay te traz 10% de chance de viver comparado a outros porque ser gay é inerentemente deficiente ao ser e seu bem estar, e não que esteja errado, mas não pelo motivo que esse cientista diz ser.

    Mas como esse último paragrafo demonstra claramente, eu me importo com esses cientistas, com o que eles causaram a pensamentos retrógrados em nossa sociedade até hoje, não me importo por algo bom obviamente, mas ainda dou relevância aos mesmos, e não que seja ruim, menosprezar os efeitos que pessoas assim causam é apenas pura ignorância. é fácil falar de como Hitler era gordo, mono bola e lunático, ou de como Stalin era um paranoico por fazer o grande expurgo, e um completo louco por fazer milhões de ucranianos morrerem de fome, mas banais não eram.

    Suas ideias com certeza eram, é completamente estúpido mesmo no século XX a ideia que humanos possuem diferenças raças ou que não somos da mesma família genealógica dos primatas, mas não são todos que levam essas ideias idiotas para matarem milhões de pessoas e afetar demográficos geracionais até hoje em dia, é fácil pensar como um cidadão de outro continente que a segunda guerra mundial morreu no passado e recuperamos de tudo, não que recuperamos de nada obviamente, qualquer aspecto econômico depois da segunda guerra mundial foi passado em magnitudes de distância hoje em dia. 

    Mas não se repõe milhões de pessoas mortas do dia pra noite, e nem de século para século, não se recoloca um avô ou avó perdido, não se recoloca um filho perdido, mas também não se recoloca gerações de famílias retiradas de qualquer chance de vivência hoje em dia.

 Quantos Einsteins poderiam existir hoje em dia se tivessem a chance de nascer? Quantos Franklin D. Roosevelts? Quantos Nelson Mandela? Quantos Papas Franciscos? Quantas mentes brilhantes existiram hoje em dia sem carnificina que nos levariam a lugares que nem se quer imaginamos hoje em dia, tanto em espaço e tanto como seres de uma sociedade, não é algo que suponho que vamos computar ou quantificar algum dia, mas se fôssemos, com certeza teria algumas casas de potência, mas é por isso que nos importamos e devemos importar por pessoas bestas.

    Hitler foi eleito por voto popular por um motivo, um louco não chega ao poder por si só, ele chega ao poder com pessoas medíocres, que precisam de bandeiras, rótulos e lideres para existirem como alguem relevante em um sistema de gado e pastor, e por mais que elas sejam medíocres em muitos aspectos, ainda se tem a necessidade de levar elas com relevância, pois são humanos como qualquer um de nós, talvez com famílias ou não, talvez com filhos e esperanças, hobbies e sonhos, amigos e amigas, não é por suas ideias que os demonizamos igual eles demonizam muitos de nós, não se rebaixe ao nível do seu oponente como muito dito e muito bem dito.

    Violência a negros não justifica violência a brancos, vivemos mais do que nunca em uma sociedade bem democrática comparado aos anos de escravidão, segregação e remoção de direitos políticos para pobres, mulheres, negros e qualquer minoria não inclusa na classe de elite que possuímos, passamos do tempo que andar de pandeiro te cabia uma prisão, com certeza se tem falhas mas sempre terá, então que cheiramos as flores mesmo que imundas porque elas não são mais queimadas a fogo, que quem você manda pra morte tem a mesma vida sofrida que tu, seja um nazista ou um comunista, porque como Mahatma Gandhi diz muito bem:
 

"Eye by eye and we all go blind"

"Olho por olho e nós todos ficamos cegos" 

Postagens mais visitadas