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Destaques

Em lance à mar

          Quando cheguei de mar a mar, nunca imaginei que meu trabalho, e a vida que levei junto com ele, fosse recheada de tesouros dignas de estarem em Iliadas, Lusíadas ou Brazilias. A maior das glórias contratualmente obrigadas que a mim foram garantidas é a "responsabilidade da carga e possessões do Reino sob minha jurisdição"     Jurisdição essa que menos se resume a gritar com mouros cujas qualificações derivaram da clarividência do desembargador em tentar descobrir traços de Deus em um corpo de Alah pela decência de "sangue azul"     Contudo, chega de mim e desses mouriscos! Não custeio de forma efêmera o meu tempo e contos. Pareço turvo ao que estou prestes a dizer, mas creio que achei um individuo merecedor de meu respeito escrito, mesmo que sua aparência seja das mais questionáveis.      Muito difícil é encontrar viajantes do Saara sozinhos, suspeito eu de que os mercantes silenciosos utilizam de alguma bruxaria para...

Martelos e Martelados

    Um esteriótipo que inegavelmente existe a qualquer tipo de trabalho de cunho artístico é o de ser um trabalho (se é que é cogitado como trabalho) de menor valor por "ser mais fácil", e superficialmente faz bastante sentido.

    É difícil perceber o esforço de um escritor para o esforço de um trabalhador de escritório, ou de um trabalhador de construção, de produção agrícola, etc. Em tese parece ter apenas uma vaguíssima porcentagem de esforço, seja por "apenas escrever", "apenas cantar", "apenas gravar e falar", etc.

    Mas, pelo menos ao meu ver, o esforço ele é muito mais contínuo e envolve substancialmente mais estar fora desse processo, fora de pensar sub-consciente enquanto fazendo uma tarefa que para o cérebro é efetivamente automatizada.

    Obvio que trabalhos criativos também possuem essa parte, seja escrevendo e reescrevendo o mesmo capitulo durante décadas, até chegar um ponto em que talvez esteja satisfeito com ele, como Juan Rolfo, ouvir e re-ouvir o mesmo trecho para alinhar o som dos trompetes ao BPM da música. Ou ficar uma tarde inteira para tentar arrumar um trecho especifico de um video porque ele não bate tanto assim com o resto dele.

    Mas pelo menos a mim, que não julgo ter chegado a esse nível de esforço ainda (eu espero). O que definitivamente é o mais difícil é ter a ideia. Ter o clique que liga A com B e C com D, como transformar a miragem em algo vagamente concreto, não que seja uma aventura para descobrir uma piramide egípcia, longe disso.

    Mas querer achar essa forma, esse trajeto, uma formula para esse trajeto, algo que faz sentido para você mudar a miragem, adaptar e ver ela de outros olhos, é algo que pelo menos para mim é intrinsecamente individual, por tanto imensurável.  

    E por mais de eu reconhecer isso e negar o esteriótipo. Querendo ou não entra na cabeça, não existe parede que não possa ser martelada, desde que se tenha o martelo e quem martela, e eu não sei que quem martela sou eu ou quem eu imagino ser outro. Outro que ri de mim por ver burrice e nenhum real produzido, porque assim que é a vida para alguns. 

   Mas o demônio apenas doí enquanto você ouve a risada, e felizmente é fácil de ouvi-lo de outros ou de mim mesmo, parar de caça-lo. É fácil ser o critico, difícil ser o criticado, e toda vez a gente pega a razão de volta olhando para o começo, somente o começo, somente o comelo.

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