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Contos, poemas e textos de um menino buscando entre malandros e otários ser o esperto
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Um ensaio sem Casmurro, sobre Casmurro, talvez com dom - Introdução ao Interlúdio
Uma das perguntas indiscutivelmente mais antigas - e clichês - da literatura que alunos são dados a ler é a do simples veredito binário: Capitu traíste? E me deu o gosto de tentar responder essa pergunta me levou até aqui, uma micro-epopeia-prosática-subjetiva que tenta responder essa pergunta mais que centenária. Aqui apenas possui um pre-texto de tal argumentação, acho que vou escrever mais 3 posts do que isso daqui pra concluir alguma resposta - por mais que pudesse fazer um único grande, pessoalmente prefiro dividi-lo então assim fiz. Então sem mais delongas:
1-1: Axiomas a serem tomados
Antes de qualquer tipo de argumentação eu gostaria de firmar duas concepções que eu tomo como axiomas para o que venho dissertar, não acho que elas são firme em concreto, mas acho interessante ir desses olhares cujo forma são:
1. A transição de Bentinho a Casmurro pela Saída
As distorções conforme o enredo dos fatos contados se divergem em gravidade com o ponto central em "A Saída", com uma agravação maior dessa distorção a partir desse capítulo. O Pré-saída e Pós-saída ambos passam um tom de ambiguidade e de intenção de convencimento de meias-verdades.
Mas creio eu que as memórias mais antigas de Bentinho se sobressaem ao prelúdio do que veio a se tornar Dom Casmurro, então mesmo com as intenções de Dom Casmurro serem idênticas, como elas acabam relatando com os fatos se difere devido ao que resta de Bentinho vivo e pulsante em tais memorias, o Bentinho ingenuo que não demonstrava, pelo menos explicitamente, as intenções de inveja e suspeita para mudarem o olhar do seu mundo a algo necessariamente chego a inverdade
Eu creio nesse ponto de divisória, por mais que não seja ali aonde Bentinho e Casmurro comecem a se confundir de fato, pelo meio de alguns pontos:
1. As formas que o namoro e o casamento de Bentinho e Capitu são até que similares, mas também bem diferentes. A ânsia da dúvida de possíveis olhos cerrados ao comprometimento existem em ambos os casos, mas sinto eu que durante o namoro de ambos elas são mais concretas, mas também menos severas, mais calmas e objetiva, como de um tempo já no passado - que suponho eu para Casmurro definitivamente está, com os contrapostos da relação mais alinhados e nivelados, como um olhar do velho Casmurro para o novo Bentinho.
Enquanto de contra-partida existe um ar de desespero mais profundo e polares mais distante durante o casamento, enquanto as tramas e consequências do namoro parecem de certa forma concluídos, os problemas do casamento definitivamente não cicatrizaram. Estancados com uma desesperada massagem de bom gosto para justificar a importância dela ainda estar sangrando, mas ao mesmo tempo enfiando estacas dentro da própria ferida para justificar o ódio a pessoa que causou sua ferida, de certa forma mais imaturo, de certa forma mais direta e de certa forma mais caótica em sua análise, assim deixando muito em aberto de tal momento, parecendo como se fosse o novo Casmurro olhando para um velho Bentinho.
2. O detalhamento do relato de Casmurro é explicitamente diminuído durante esse ponto marcante aonde a promessa de casamento de Capitu e Bentinho definitivamente se concretiza numa realidade. É dito ai por ser pela menor quantidade de folhas para seu livro e eu acho respeitável assumir o ponto assim por ai.
Mas creio eu ser uma meia verdade que ofusca pretensões maiores que explicarei no próximo axioma, mas assumindo pela verdade, ou pelo menos meia-verdade, a fala de Casmurro ainda sim é um ponto divisório na narrativa, com o sonho de amor da infância finalmente se concluindo no que seria um fim numa literatura romântica, assim a figura de Casmurro assumindo mais papel no que se é visto do que propriamente a de Bentinho na história dos relates
2. A traição de Casmurro a suas memórias
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