Destaques

Análise Dom Casmurro - Parte 2 que nem eu ou você esperava

     Eu tenho um leve problema quando eu fui querer criar a primeira parte dessa análise - que foi assumir que eu tava falando de um livro só.

    O Livro de Dom Casmurro é uma história efetivamente universal e transcendente de períodos históricos por sua natureza inerentemente crua, crua ao nível de ser um manuscrito que se desconhece como começou quando termina.

    A evolução do autor Dom Casmurro de um leve vulto de nostalgia até uma confissão dos mais profundos segredos de Bento que o definiram como Dom Casmurro é digna de ser lida como muita coisa por muitas boas razões.

    Por outro lado, e era o que eu justamente tinha mais a cabeça, era o Dom Casmurro de Machado de Assis. Machado esse que foi a mudar sua escrita ao realismo apenas aos 40 anos de seus quase 70 anos de vida

    E, embora a crítica burguesa de Machado de Assis seja bem interessante, para mim que nasceu mais de um século depois de Dom Casmurro ser publicado, o livro de Dom Casmurro me interessa muito mais (e provavelmente me demanda saber bem menos da vida do Machado de Assis e de outras obras dele)

    MAS, mesmo assim, quero ter mais conhecimento pra me sentir seguro antes de tacar minha pitada teoria sobre a confusão entre Burguesia e Aristocracia brasileira. Seja em 10 anos seja em 2 meses. 

Postagens mais visitadas